quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mata Ciliar

Mata Ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, ou seja, localizada nas margens dos corpos d´água.
A Mata Ciliar é conhecida também como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.
A aréa  que abrange a Mata Ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como APP -ARÉA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.
Mas na prática isso não acontece. Estamos sem essa proteção. Cada vez mais observamos margens de rios limpas,  sem a Mata Ciliar, e cada vez mais a população vem construir suas moradias mais próximas dos rios e lagos, pensando só no agora , ou na paisagem que terá de sua janela, sem pensar, contudo, no que acontece quando extermina a Mata Ciliar.
Não se pensa no problema da escassez da água, nas erosão e assoreamento do rios, nas pragas da lavoura, na qualidade das águas e na manutenção da Biodiversidade.
Depois vem as trágedias de erosão nos morros, deslizamentos, rios que tem a vazão aumentada a cada chuva e que levam com as força das águas casas e vidas.
Nós  da RPPN YASUDA tentamos preservar nosso pedacinho de Mata Atlântica. Deixamos a Mata em paz e construimos longe dos rios.
Você também pode fazer um pouquinho para preservar. Esse pouquinho, unido a outros tantos se transformará, um dia, em muito para futuras gerações e para nós mesmos, hoje.